O papel da logística no enfrentamento da pandemia da COVID-19.
- andrecosta48
- 10 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de jun. de 2021
Com a chegada da pandemia, medidas de combate foram tomadas a fim de evitar a propagação do vírus e a redução do número de vítimas fatais. Medidas restritivas de isolamento e circulação de pessoas passaram a vigorar em diferentes países, aqui no Brasil não foi diferente. É por meio da logística que as empresas movimentam as mercadorias até os centros de distribuição e aos mercados consumidores por diferentes modais como o ferroviário, hidroviário, rodoviário, aeroviário e etc. As operações de exportação e importação de mercadorias entre os países, o transporte realizado por meio público ou privado nos grandes centros urbanos e o trânsito intercontinental de pessoas, são alguns dos exemplos logísticos presentes em nossa rotina.
Desde que começou a pandemia no Brasil, uma das áreas que não parou foi a área da logística. Essa área foi diretamente afetada, entretanto teve que se recuperar rapidamente, pois ela representa uma atividade essencial para a sociedade. Cada atividade precisou ser planejada detalhadamente para que tudo saísse da melhor forma possível, garantindo a segurança de quem estava envolvido com a operação e claro, assegurando que as mercadorias e as matérias primas chegassem no tempo estipulado nos seus destinos.
Em março de 2020, mês em que a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou a pandemia mundial, o "Estadão" publicou uma reportagem falando sobre a importância da logística.
Em uma situação de crise extrema como a que o mundo vivencia com o COVID-19, o papel fundamental da logística se torna ainda mais evidente. A logística, como as artérias que transportam o oxigênio pelo corpo, permite à sociedade continuar minimamente funcionando sem entrar em colapso total, já que é responsável pelo fluxo de mercadorias entre produtores e fabricantes até o consumidor final.
Em recentes situações extremas como o furacão Katrina ou o tsunami na Ásia, a logística foi o ponto central para manutenção das condições mínimas de funcionamento das áreas atingidas, evitando a instalação de um ambiente de caos completo pela falta de alimentos e medicamentos.
Estadão - 28 de Março de 2020 - https://politica.estadao.com.br/blogs/gestao-politica-e-sociedade/logistica-e-covid-19-a-importancia-desta-atividade-em-situacoes-de-crise-extrema/
Hoje, um ano após ser decretada a pandemia da COVID-19 vemos o quanto precisamos de uma boa gestão de logística, não só para movimentar o e-commerce, um dos setores que mais cresceram na pandemia, mas também para o transporte de vacinas, insumos, entre outras coisas para o combate à pandemia.
A logística de distribuição das vacinas é um desafio, principalmente da Covid-19 em que os cuidados são redobrados para garantir a distribuição de um grande número de doses em todo o mundo. Dessa forma, é evidente que um bom planejamento na logística é fundamental para tornar os processos de entrega e distribuição das vacinas eficazes.
Por: André Felipe
Comments