Principais tipos de manutenção industrial
- andrecosta48
- 11 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de jun. de 2021
Manutenção preventiva – Determinar períodos e períodos, para fazer a manutenção de forma planejada dos itens de desgaste normal, de uma forma que não atrapalhe a produção pois é algo já planejado para acontecer.
Manutenção preditiva – Uma maneira de analisar e olhar de forma preditiva, acompanhando os equipamentos, fazendo um levantamento efetivo do que precisa ser feito sem precisar interromper a produção.
Manutenção corretiva planejada – Na preventiva e na preditiva, você já identificou alguma coisa e precisa corrigir aquilo que não consegui fazer na preventiva ou detectou na preditiva, e planeja corrigir tal problema dentro da manutenção corretiva planejada.
Manutenção corretiva não planejada – Problemas que acontecem de forma não planejada, atrapalhando todo o fluxo de produção.
“A manutenção industrial pode ser realizada de forma assertiva, é essencial que os gestores conheçam os tipos disponíveis e quando devem ser utilizados. Assim, é possível evitar custos desnecessários e garantir a produtividade de equipamentos e do fluxo de produção.”
As empresas começaram a enxergar que os custos de manutenção são um investimento com retorno valioso, sendo essencial adotar estratégias para reduzi-lo continuamente.
Analisando a situação da empresa por meio de diagnósticos estratégicos relacionados a aspectos como competitividade, vulnerabilidade e qualidade de produtos, serviços e processos.
Implementação de projetos que modifiquem e otimizem os processos.
Monitorar as etapas de implementação, acompanhando a efetividade das ações estratégicas.
“Menos despesas com manutenção corretivas, indicam máquinas em funcionamento e produção dentro do esperado.”
Todas as horas paradas que a empresa tem, gera ineficiência, elevando os custos e automaticamente no preço, correndo o risco de deixar de ser competitivo por conta da manutenção que não está sendo tratada de uma maneira assertiva.
“Com essa visão sobre a manutenção industrial, além de ser muito bom o investimento em manutenção preventivas, também conseguiremos efetuar reduções significativas em manutenções corretivas que ocasionam paradas de produção em momentos cruciais ou totalmente indesejadas, podendo prejudicar toda programação de produção e talvez todo o fluxo de caixa”
Por: André Felipe
Comments